Inicio 5 DESTACADO 5 Salve vidas, seja uma doadora de leite humano

Salve vidas, seja uma doadora de leite humano

por | maio 19, 2021 | DESTACADO

Os recém-nascidos precisam da sua solidariedade

Em 19 de maio comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data foi instituída pela lei 13.227, de 28 de dezembro de 2015, quando também se inicia a Semana Nacional de Doação de Leite Humano.

O leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes (imunoglobulina A, enzimas, interferon), além de fatores moduladores de crescimento. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

A doação ajuda a salvar vidas, sobretudo de prematuros extremos e doentes que precisam do leite humano para ajudar a amadurecer o seu sistema gastrointestinal, aumentar a sua defesa contra infecções e doenças, entre inúmeras outras razões. E, por conseguinte, diminui a mortalidade destes pacientes que são muito vulneráveis por ter sua imunidade diminuída.

A doadora também se beneficia com a doação. Ela alivia os sintomas da mama cheia, ajuda a manter a produção de leite humano para o seu próprio bebê, protege sua mama de problemas como ingurgitamento mamário e mastite e aumenta a autoestima da mulher por auxiliar outras mulheres e crianças numa verdadeira rede de amor e solidariedade.

O objetivo da celebração nesta data é promover o aleitamento materno e sensibilizar a sociedade e profissionais da saúde para a importância da doação de leite humano. Essa é uma área em que as atribuições do farmacêutico estão regulamentadas desde 1999 (Resolução nº 339/1999). Ele pode contribuir, por exemplo, na orientação sobre amamentação, em pesquisas e em processos de análise da qualidade do leite.

Na Paraíba as mulheres que estão no pós-parto e que possuem leite em excesso podem doar para o banco de leite do Isea, em Campina Grande, ligando para o número (83) 3310-6185. As mães passam por entrevista, recebem um kit com orientações sobre amamentação e como realizar a coleta, que é feita semanalmente pelas equipes do Banco de Leite (BLH).

Em João Pessoa, a mulher que quiser doar leite precisa ligar para o telefone (83) 3214-1390 e fazer cadastro e agendamento. Elas não podem apresentar nenhum sintoma de gripe, doença infecciosa, como aids, sífilis e hepatites, e não podem estar tomando medicamentos contínuos.

As maternidades da Clips, Clínica Santa Clara, Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) também recebem leite do Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro, utilizado para alimentar bebês recém-nascidos cujas mães não conseguem produzir a quantidade suficiente.

Devido ao isolamento social necessário para combater a pandemia da Covid-19 o estoque de Leite já está na zona vermelha, de acordo com a coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, em João Pessoa teve uma queda de 30 a 40% no número de doações de leite.

Qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano. Cada pote de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.

Fontes:

http://bvs.saude.gov.br/ultimas-noticias/3194-19-5-dia-nacional-e-mundial-de-doacao-do-leite-humano-e-semana-nacional-de-doacao-do-leite-humano

https://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/bancos-de-leite-materno-da-paraiba-reforcam-necessidade-de-doacao-na-pandemia.html