Agosto Dourado é o mês de incentivar a amamentação nos primeiros anos de vida dos bebês, a doação de leite humano e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. Já está valendo a Lei 14.190, de 2021, originária do PL 2.112/2021, que determina a inclusão de lactantes, com ou sem comorbidades, independentemente da idade dos lactentes, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento.
No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida.
Veja o banco de leite mais próximo e faça a sua parte.
Saiba onde doar
Na Paraíba as mulheres que estão no pós-parto e que possuem leite em excesso podem doar para o banco de leite do Isea, em Campina Grande, ligando para o número (83) 3310-6185. As mães passam por entrevista, recebem um kit com orientações sobre amamentação e como realizar a coleta, que é feita semanalmente pelas equipes do Banco de Leite (BLH).
Em João Pessoa, a mulher que quiser doar leite precisa ligar para o telefone (83) 3214-1390 e fazer cadastro e agendamento. Elas não podem apresentar nenhum sintoma de gripe, doença infecciosa, como aids, sífilis e hepatites, e não podem estar tomando medicamentos contínuos.
As maternidades da Clips, Clínica Santa Clara, Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) também recebem leite do Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro, utilizado para alimentar bebês recém-nascidos cujas mães não conseguem produzir a quantidade suficiente.
Leite materno: é só 1 ml!
Eles acabaram de chegar ao mundo e precisam de um pouco da sua doação para começar a vida.