Inicio 5 Notícias 5 Anvisa aprova novo medicamento para tratamento do HIV

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento do HIV

por | dez 1, 2021 | Notícias

A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras de HIV, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um novo medicamento para o tratamento de infecções pelo vírus HIV. O medicamento em questão é uma combinação de duas substâncias, a lamivudina e o dolutegravir sódico, em um só comprimido, que foi batizado de Dovato.

Segundo a agência, a aprovação é sinal de um avanço importante no tratamento do vírus da Aids, já que reúne dois poderosos medicamentos antirretrovirais em uma única dose diária. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes”, informou a Anvisa, em nota enviada à imprensa.

O papel do novo medicamento

Segundo a bula do novo medicamento, o Dovato reduz a quantidade do vírus HIV no organismo dos pacientes, mantendo um nível relativamente baixo. Outro efeito do composto é promover o aumento da contagem das células CD4, que têm um papel importante no combate às chamadas infecções oportunistas.

O novo medicamento será indicado como um complemento para o tratamento do vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes maiores de 12 anos e que pesem pelo menos 40 quilos. Além disso, as pessoas também não podem ter passado por um tratamento antirretroviral anterior.

A bula também recomenda o uso do novo medicamento para substituir o regime antirretroviral usado atualmente em pessoas que passam por uma condição de supressão virológica. O Dovato será produzido pelo laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda, conhecido popularmente como GSK.

De acordo com a Anvisa, o laboratório britânico apresentou estudos de eficácia e segurança com base em dados que sustentam as indicações que foram autorizadas. confira a  versão na íntegra da Bula do Dovato.